RELAÇÃO DE RECOLHIMENTO

Velocidade ou Relação de recolhimento de Carretilha e Molinete

 



Muitos peixes quando são fisgados correm para um tronco, para uma pedra, e esse é um dos momentos em que o nosso equipamento trabalha bastante.
Tanto a carretilha como o molinete tem a relação de recolhimento e cada modelo tem sua própria relação. 5.3:1 – 8.0:1 – 7.3:1 – 6.3:1 – 5.1:1

Entenda o que significa os números que são encontrados nas carretilhas e molinetes amigos. Essa informação é muito importante, pois deixa você por dentro da capacidade do seu equipamento.

Para quem está começando na arte da pesca, esta dúvida é muito comum.
Principalmente para quem vai comprar sua 1° carretilha ou molinete, pois na maioria das vezes nem sabe o que significa estes números.

 

Vamos entender o que são estes números. 
Vou explicar o significado desses números e depois vou explicar como é feito a leitura deles.

O Primeiro número é a quantidade de voltas do carretel.
O Segundo número corresponde à fração de uma volta do carretel
O Terceiro número é a quantidade de voltas dada pela manivela.

Para que vocês possam entender melhor, vou usar dois exemplos, uma carretilha e um molinete com a relação de recolhimento diferentes para que vocês possam entender como é feita a leitura.

Vamos usar como primeiro exemplo a carretilha Lubina Black Widow Marine Sports
A relação de recolhimento dela é 8.3:1 e se lê da seguinte forma: 8,3 voltas por 1.
Isso significa que a carretilha recolhe 8,3 voltas do carretel para cada 1 volta dada pela manivela.

 

 

 

O segundo exemplo vamos usar o Molinete Elite 6000 também da Marine Sports
A relação de recolhimento dele é 4.1:1 e se lê da seguinte forma: 4,1 voltas por 1. Isso significa que o molinete recolhe 4,1 voltas do carretel para cada 1 volta dada pela manivela.




Resumindo, uma carretilha que possui um recolhimento 8.3:1 recolhe muito mais rápido que uma carretilha com relação menor como 7.1:1 ou um molinete com 4.1:1
Essa diferença reflete no melhor desempenho nas suas pescarias, pois se um Tucunaré ou um Dourado, por exemplo, quiser ir para a galhada ou pedra, com um recolhimento mais rápido você pode impedir que isso aconteça e consequentemente, vai conseguir tirar o peixe da água.

Mas qual é melhor velocidade?
A resposta certa é Depende do tipo de pesca que você vai fazer.
Quanto mais lenta a carretilha, mais força de tração ela tem, ou seja, quanto mais lenta melhor para se puxar o peixe na hora da briga, mais forte ela é. Em alguns casos o fabricante coloca mais drag nas carretilhas mais lentas.

Por isso o ideal é usar carretilhas mais lentas para pesca com iscas naturais , para pesca de espera, corrico e com iscas artificial que não necessitam de recolhimento rápido como as de barbela, minhocas etc.

Para pesca média pesada, o ideal é usar uma carretilha lenta para ter mais força de tração. Algumas carretilhas pesadas já possuem 2 velocidades de recolhimento, geralmente uma delas é bem lenta, quase chegando 2:1 para se poder ter muita força na hora da briga. 

Carretilhas Rápidas : Ideal para pesca com iscas artificiais de superfície do tipo hélice , zaras, poppers etc ...

Para se pescar em corredeiras e no mar. Fica bem mais fácil de se trabalhar uma isca de superfície com uma carretilha mais rápida, você consegue trabalhar iscas artificiais até mesmo a favor das corredeiras e onde as ondas do mar quebram, como na pescaria de anchovas, por exemplo.


No vídeo https://youtu.be/BkQkj3DWZC0 explico um pouco mais sobre velocidade de carretilha será mais fácil de entender vendo o vídeo.


Bem amigos acho que é isto aí, espero que essa informação tenha sido útil pra você e te ajude a entender essa parte técnica de sua carretilha ou molinete. Um abraço e boas Pescarias.