SUCESSO NA PESCARIA

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (15355 votos)



ONLINE
1





Partilhe este Site...

 

 

 



Total de visitas: 729248
DICAS DE PESCADORES
DICAS DE PESCADORES


 

SUGESTÕES ENVIADAS POR AMIGOS PESCADORES

Uso incorreto da tralha de pesca - Nem sempre o equipamento que você usa num pesqueiro vai servir num outro. Vamos usar a tilápia como exemplo: Há pesqueiros que você vai usar varas curtas com linha de fundo (sem bóia) e vai ter sucesso porque nestes pesqueiros as tilápias encostam no barranco. Em outros você terá que usar varas maiores (4 a 5 metros) com bóia porque as tilápias estão mais pro meio do lago ou seja, não encostam no barranco. Todo e qualquer pesqueiro tem suas peculiaridades, portanto fique atento a isso. 

Tralha certa, local certo, tempo bom, lua certa e o peixe não entra. O que pode estar errado? Por que as pessoas ao meu lado nos Pesqueiros pegam um atrás do outro e eu não pego nada? Você já passou por essa situação?  O que pode estar errado é sua isca. 

Nos pesqueiros, os peixes criados em cativeiro tem a mais variada forma de alimentação, então vão aqui algumas sugestões de iscas para este tipo de pesca, desde as mais tradicionais, até outras alternativas diferentes e inovadoras. 

Massas - Talvez as melhores iscas para pesqueiro. Faça a mistura com 1 parte de ração de peixe triturada (a mesma usada para alimentar os peixes nos pesqueiros), uma parte de farinha de rosca, um envelope de pó para suco sabor morango, ½ parte de ração em flocos para peixes de aquário. Deixe o farelo pronto e misture água do próprio lago até o ponto de liga. Pega todos os peixes de pesqueiros, exceto carpas.

Massa Doce - Especial para carpas. Dois quilos de batata doce, 10 paçocas de amendoim esfareladas, 5 colheres de sopa de leite em pó, farinha de rosca para dar liga. Cozinhe as batatas e após esfriar retire o fiapo do meio e amasse fazendo um purê. Esprema o purê em um pano para secar. Misture o farelo da paçoca e o leite em pó até formar uma massa homogênea. Adicione a farinha de rosca caso a massa fique muito molhada. Caso contrario, misture água do próprio lago até dar uma liga boa. Esta massa ter que ser consistente, porém deve dissolver vagarosamente quando em contato com a água. Use-a em chuveirinhos em grande quantidade, no fundo (carpa capim, espelho e húngara) ou com bóia (carpa cabeçuda e Húngara).

Minhoca e Minhocuçu - Bons para Bagre, Catfish, Pacú, Tambaqui, Tambacú, Pirarara, Piau, Piraputangas, Pintados e Cacharas.

Queijo prato - Cortado em pequenos cubos é fatal para Matrinxãs, funcionando também com catfish.

Coração de galinha - Limpe o coração tirando toda aquela gordurinha, e corte ao meio de forma a abri-lo formando um filé. Corte pequenas tiras finas como se fossem minhocas. Cada coração deve render de 4 a 5 minhoquinhas. Guarde-as no fubá para facilitar o manuseio. Isque 3 ou 4 de cada vez de forma que fiquem pendurados no anzol. Tem o mesmo efeito das minhocas, porém mais eficiente.

Bacon - corte em pequenos cubos. Infalível para pacus e tambas.

Coração de boi - Cortado em cubos pode ser atrativo para Pintados, Cacharas e Bagres.

Goiabas - Em pequenos pedaços são a tentação dos Pacús, Tambacús e Tambaquis.

Mortadela ou Salame - Em cubos para Pacús, Tambacús e Catfish.

Camarão - Pequenos camarões limpos (7 barbas) pegam quase todos os tipos de peixes disponíveis. O difícil é conservar esta isca, pois fora do gelo se deteriora facilmente. 

Finalmente, vai uma dica especial, válida principalmente para pesca em locais selvagens, mas muito eficaz em pesqueiros. Procure sempre observar a presença de bichos no local da pesca, tais como, aranhas, grilos, gafanhotos, siriris, tanajuras, etc... e frutas silvestres. Estas podem ser sua melhor isca. 

SUGESTÃO ENVIADA PELO SR. GASPAR PARA PESCA DE TAINHA EM HUMAITA (SÃO VICENTE) 

RAÇÃO DE COELHO: MOLHE A RAÇÃO ATÉ FICAR MOLE, DEPOIS AMASSE ATÉ VIRAR UMA PASTA, ACRESCRENTE 50 G DO HORMONIO PRA AGUA SALGADA, MEXA NOVAMENTE E DEPOIS DE 10 MINUTOS ISCAR E JOGAR PARA PESCAR.

Beijinho ou Dangô 

Esse tipo de isca é muito utilizado em pesqueiros, como isca para tambaquis, tambacus, pacus, ou seja, essa isca beijinho, pode ser utilizada para os redondos em geral, seja de fundo ou superfície, porém, isso não significa que outros tipos de peixes não serão atraídos por ela, como carpas, traíras e até pirararas. Em alguns pesqueiros é considerada a Isca Mágica...

Ingredientes:

500 gr. de leite em pó.
1 caixa de leite condensado.
1 pac. de coco ralado pequeno.
1 pac. (150 gr.) de pó para sorvete sabor coco. 

Modo de Fazer:

- Despeje o conteúdo da caixinha de leite condensado em um recipiente grande (bacia).
- Adicione 1 pacote de coco ralado e misture com uma colher.
- Adicione 3 colheres de sopa de pó para sorvete e misture novamente.
- Adicione aos poucos 300 gr de leite em pó. 

IMPORTANTE: O leite em pó deve ser adicionado aos poucos, pois dependendo da marca dos ingredientes, pode haver variação na quantidade de leite adicionado, deixando a massa mais mole ou mais dura.

- O ponto da massa é um item muito importante, pois se ficar muito mole, vai cair do anzol com facilidade e se ficar muito dura pode rachar ao ser colocada no anzol.
-Após acrescentar uma quantidade de leite em pó (+/- 150gr) e amassar bem com as mãos, deixe a massa descansar por uns 15 minutos, com isso o leite em pó vai absorver a umidade da mistura e você correrá menos risco da massa ficar dura demais.
- Depois de a massa descansar, observe o ponto, se está muito dura ou mole ainda, se for o caso, acrescente mais um pouco de leite em pó e amasse com as mãos até dar a consistência desejada.
- O ideal é que a massa fique macia mas sem grudar nas mãos.
- Se quiser, pegue um anzol (Ex. Maruseigo 18 ou Pacu 1/0 ou 2/0), e faça o teste, faça uma bolinha (como um beijinho de festa), espete no anzol e veja se está macio mas bem seguro.
- Quando a massa atingir o ponto desejado enrole as bolinhas e então você pode passá-las no leite em pó, para que não grudem ao armazená-las.

 

Mantenha as bolinhas na geladeira até a sua pescaria e boa sorte!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

topo